ENCONTRO INDÍGENA NA ALDEIA DO SAGI (BAÍA FORMOSA / RN)

Ontem, dia 31 de agosto de 2011 (quarta feira), se reuniram, na Aldeia do Sagi (Baía Formosa / RN), indígenas do Katu dos Eleutérios (Goianinha - Canguaretama / RN) e Baía da Traição (PB). O encontro fraterno foi bastante proveitoso, tendo sido marcado por um jantar coletivo (apoiado pela prefeitura de Baía Formosa) e por três torés (ritual indígena) - o principal deles ocorrendo na quadra da comunidade, dirigido pelo Paié Chico Urubu, de Baía da Traição. Membros do Centro de Estudos Indígenas do Rio Grande do Norte (Natal / RN) também estiveram presentes, contribuindo com o fortalecimento dos laços culturais entre os Potiguara do litoral do Nordeste brasileiro.


O TERRITÓRIO POTIGUARA SAJI TRABANDA ESTÁ AMEAÇADO!


O Sagi é a última praia do litoral sul do Rio Grande do Norte. Os 75 ha que pertencem aos indígenas vêm sendo cobiçados pelo atual presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do RN - que afirma ser o propríetário das terras. Dez indígenas estão, por isso, respondendo juridicamente ação de reintegração de posse movida pelo senhor Waldemir Bezerra de Figueiredo, na comarca de Canguaretama. Estrategicamente, o inimigo dos índios alega que os moradores do Sagi Trabanda não são indígenas, visando colocar todos para fora de suas casas para, segundo os boatos que correm em Baía Formosa, transformar a Aldeia do Sagi em um grande RESORT.


Acontece que pelo menos desde a primeira metade do século XVIII índios Potiguara habitam a região. Há, inclusive, um cemitério no território, cujos enterros mais antigos datam de 1908 - início do século XX. Além disso, o parentesco dos índios do Sagi com os de Baía da Traição é evidente, provado pelo intercâmbio cultural que ocorre há décadas entre as aldeias da Paraíba e a aldeia do Sagi - ficando claro que todos são índios Potiguara.


Em linhas gerais: o Sagi é terra tradicionalmente ocupada por índios e, conforme os termos dos artigos 231 e parágrafos, da Constituição Federal de 1988, deve ser preservada.


O encontro deixou claro a solidariedade existente entre os Potiguara do Nordeste brasileiro. Pedimos ao nosso Grande Pai Tupã que esteja conosco e nos dê Forças e Ciência para vencer mais essa peleja!

Comentários

  1. JAHA SAGI RODEFENDE TEKOREI MONDAVA BEZERRA

    ResponderExcluir
  2. ola tenho videos desse tore no sagi mas ficaram escuro ..depois vou postar
    abraço
    Louise Caroline

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA NA OKA DO JUREMÁ

FEITIÇO: O LIVRO DO MESTRE

MAIS RESPEITO AOS GUARANI-KAIOWÁ E AOS DEMAIS ÍNDIOS E CABOCLOS DO BRASIL!