Pré-lançamento do livro ESPIRITUALIDADE INDÍGENA E CULTO À JUREMA NO RIO GRANDE DO NORTE

Em meados de 2005 iniciei minhas pesquisas sobre as então chamadas religiões afro-brasileiras, na capital do Rio Grande do Norte e no município de Canguaretama. Com o passar dos anos, ampliei as investigações e, em incessantes incursões pelo litoral norte-rio-grandense, continuei estudando os cultos populares, visitando terreiros, centros, casas de juremeiros  e comunidades indígenas, coletado dados sobre os cultos que classifico AFRO-EURO-AMERÍNDIOS: Pajelança, Toré, Catímbó-Jurema, Umbanda...

Paralelo às pesquisas de campo, vou seguindo com estudos bibliográficos, analisando os trabalhos de autores clássicos como Luís da Câmara Cascudo, Olavo de Medeiros Filho e Mario de Andrade; assim como as obras de mestres contemporâneos: Luiz Assunção, W. W. da Matta e Silva, dentre outros.

O resultado dos sete anos de pesquisas contínuas, principalmente sobre Catimbó-Jurema, resultaram em um opúsculo de 77 páginas, intitulado ESPIRITUALIDADE INDÍGENA E CULTO À JUREMA NO RIO GRANDE DO NORTE. Os assuntos abordados pelo livro, são:

- Índios no Rio Grande do Norte;
- Índios e caboclos;
- Magia, feitiçaria e cultos afro-ameríndios;
- Cultos à Jurema: Jurema de Mesa, Jurema de Chão, Gira de Jurema e Toré;
- Principais características dos cultos de Jurema;
- Breve história do Catimbó-Jurema (séculos XVI ao XXI).

Todos nós sabemos como é difícil publicar livros no Brasil e como é escasso o público leitor em nosso país. Por isso estou organizando um pré-lançamento do livrinho: as primeiras edições estão em formato semi-artesanal, com minha assinatura, e custarão, para quem me encontrar pelas ruas ou nas matas, R$ 10,00. Pelo correio o preço fica R$ 15,00. Estou, em realidade, arrecadando fundos para um breve lançamento oficial, com nova diagramação e edição, mas sem qualquer alteração do texto (exceto correção no título da capa, que ficou, no desenho feito com giz de cera "espiritulidade indígena").

Os interessados e interessadas em adquirir o opúsculo e conhecer um pouco da ancestralidade indígena do Rio Grande do Norte, assim como os atuais cultos de matriz indígena, principalmente o Catimbó-Jurema (e é claro, apoiar meu trabalho), enviem e-mail para o seguinte endereço:


Através desse e-mail, combinarei com vocês o modo de envio do livro e direi em que contas o dinheiro pode ser depositado. Grande abraço para todos e todas! Que nosso Grande Pai Tupã e a Ciência da Jurema Sagrada cubram a todos e todas de Luz, Paz, Saúde e ALEGRIA!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA NA OKA DO JUREMÁ

FEITIÇO: O LIVRO DO MESTRE

MAIS RESPEITO AOS GUARANI-KAIOWÁ E AOS DEMAIS ÍNDIOS E CABOCLOS DO BRASIL!