BREVE DE NOTÍCIAS DO MÊS DE SETEMBRO

O mês de setembro chegando ao fim... Vejamos alguns informes relativos à Cultura Indígena e Afroameríndia:
 
- Na comunidade de Uruaçu (município de São Gonçalo do Amarante, litoral norte do Rio Grande do Norte), organizamos um grupo de estudos da língua Tupi (o Tupi Antigo, verdadeiro idioma dos índios Potiguara do Nordeste brasileiro). Eu e um número crescente de alunos da escola municipal Joaquim Victor de Holanda, nos reunimos todos os dias para estudar nossa língua ancestral.
 
- O artista plástico Heriberto Valério Bezerril elaborou duas imagens, que serão utilizadas em meus dois livros: o primeiro, que já foi lançado de modo bem artesanal (um pré-lançamento, com poucas edições, voltado à arrecadação de verba e divulgação), e que em dezembro será lançado oficialmente: ESPIRITUALIDADE INDÍGENA E CULTO À JUREMA NO RIO GRANDE DO NORTE; e o segundo, que ainda estou organizando: ANTIGOS ESPÍRITOS POTIGUARA, TARAIRIU E KIRIRI - que será publicado, se assim Deus e a Jurema Sagrada permitirem, no meio de 2013.
 
 
Eis a capa oficial do livro, desenhada por meu grande amigo Heriberto Valério. O texto - fruto de sete anos de pesquisa contínua sobre espiritualidade indígena e Catimbó-Jurema no litoral do Rio Grande do Norte - encontra-se arquivado na Biblioteca Nacional - N° do Registro: 571.530 Livro: 1.091 Folha: 98.
 
- Pretendo publicar também um opúsculo de poucas páginas, que já está concluído, intitulado SETE RECADOS DE UM ASPIRANTE A CATIMBOZEIRO. Esse livrinho, entretanto, é de teor espiritualista, voltado especialmente a umbandistas, cadomblessistas e juremeiros.
 
- A comunidade indígena Katu dos Eleutérios, localizada no litoral sul do Rio Grande do Norte, entre os municípios de Canguaretama e Goianinha, esteve presente em um encontro regional de escoteiros, na praia de Pitangui. Luiz Katu, uma das lideranças da comunidade, discursou sobre a sobrevivência dos legítimos Potiguara e Tapuia no Rio Grande do Norte e, após seus breves esclarecimentos, apresentamos uns pontos de nosso Sagrado Toré.
 
 
Por hora é isso.
Que Deus e a Jurema Sagrada nos cubra de bênçãos! Abraços do Tapuy'ya do Ganzá.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA NA OKA DO JUREMÁ

FEITIÇO: O LIVRO DO MESTRE

MAIS RESPEITO AOS GUARANI-KAIOWÁ E AOS DEMAIS ÍNDIOS E CABOCLOS DO BRASIL!