Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de maio de 2011

ÍNDIO POTI, UM HERÓI DO POVO BRASILEIRO

Aqui em Natal, capital do Rio Grande do Norte - terra de caboclos Potiguara e Tapuy'ya - nós do movimento indígena estamos organizando uma campanha em favor da aprovação do Projeto de Lei n° 565 de 2009: projeto que inscreve um Potiguar iluste - FELIPE CAMARÃO, O ÍNDIO POTI - entre os heróis nacionais.

Em várias escolas e organizações públicas estamos coletando assinaturas, que serão dirigidas ao Senado Brasileiro, para que as autoridades se sensibilizem e tomem as providências necessárias para a elevação do nome e da memória do Índio Poti à posição de Herói. Lembremos que Poti - filho do índio Potiguaçu (Camarão Grande) - lutou bravamente, mesmo estando doente, contra a presença holandesa no Brasil, chegando a derrotar - com um grupo de índios e mestiços mal armados - tropas de ponta, armadas até os dentes, oriundas da Europa.


No Rio Grande do Norte, a herança cultural indígena vem sendo há séculos abandonada e deturpada, chegando quase a ser completamente esquecida. Ainda hoje, as "autoridades competentes" não valorizam o patrimônio indígena: sítios com pinturas rupestres são abandonados ou explodidos; as línguas indígenas começaram a serem reaprendidas por iniciativa dos próprios caboclos; a imprensa jornalística (o Novo Jornal foi um exemplo) ainda hoje inventa mentiras sobre os índios de nosso Estado; muitas igrejas protestantes difundem abertamente que a espiritualidade indígena é diabólica, etc.


Em um Estado e em um país como o nosso, que pouco faz pelos índios e pela preservação da Natureza, o Índio Poti é um exemplo de guerreiro e de ser humano. Apoiamos essa iniciativa, encabeçada pelo professor Aucides Sales.

Um comentário:

  1. " A Internet é o espaço da liberdade absoluta para além da liberdade de imprensa" AYRES BRITO, MINISTRO DO STF.
    Por Favor, estamos sendo depreciados pelos inimigos do povo: Divulgue nossa postagem, em nome da liberdade os blogueiros!
    O Preço do "CANGUARETAMA EM CHAMAS"...
    Caros companheiros e companheiras: Canguaretama talvez sará surpreendida por uma falsa especulação infame e defamatória a respeito da boa índole dos responsáveis pelo Blog "Canguaretama em Chamas": Prof. Erivan Ferreira e o empresário Fernando Filho, além deles, outras pessoas de ígual caráter correm o risco de verem seus nomes atacados por covardes que se escondem no anonimato e que podemos classificá-los aqui com "INIMIGOS DE CANGUARETAMA". Estamos seguros no que afirmamos, pois esta informação nos chegou direto da fonte (do fogo inimigo) através de nossos informantes que se arriscam em nome do ideal de liberdade e democracia.
    Porém, confiamos em nossos leitores para que neste dia tenebroso, vocês possam advogar em nosso favor, pois nosso trabalho é árduo e direcionado para um único alvo: garantir a cidadania e dignidade para nosso POVO.
    Amigos Canguaretamenses, se é ter que conviver com nossos honrados nomes jogados à lama e depreciados por parte de um "jornaleco anônimo" distribuído pelos " INIMIGOS DE CANGUARETAMA " é o preço que teremos que pagar em nome do nosso idel de liberdade e democracia para nosso povo, então assim com o "Tira Dentes" no epísódio conhecido por " inconfidência Mineira", estamos dispostos a pagá-lo.
    Mas atenção seus covardes! "Inimigos de Canguaretama"! Anônimos Criminosos! Saibam que ao fazerem este ato repugnante e imoral, vocês não terão mais como voltar atrás, pois estamos bem certos quem são os meliantes que compõe sua inescrupolosa quadrilha. Temos provas, temos testemunhas, temos a tecnologia em nosso favor ( ou vocês nunca ouviram falar em caneta espiã, em gravação de conversas por MP3 ou xerox de documentos implicatórios). Estamos apenas esperando que se cumpram o que já sabemos que vai acontecer em breve... E aí sim, teremos todos os argumentos para levarmos "Os parasitas" para os tribunais!
    Respeitosamente: Equipe do Canguaretama em Chamas (25/05/2011).

    ResponderExcluir