Total de visualizações de página

sábado, 23 de julho de 2011

APRESENTAÇÕES DO GRUPO DE TORÉ DA COMUNIDADE INDIGENA MENDONÇA DO AMARELÃO

Toré é mais que uma dança circular: é uma manifestação da espiritualidade dos índios do Nordeste brasileiro. No Toré canta-se para Deus (Tupã, Munhã, Jesus); em honra aos nossos ancestrais índios, pajés, caboclos e Mestres (Felipe Camarão, Rei Kanindé, Manicoré, Pássaro Azulão, Mestra Joaquina, Antônio Pelintra, dentre outros) e para os Encantados - espíritos protetores dos animais e plantas (Florzinha da Mata, Ka'axangá, etc.). Em algumas comunidades, nas quais o hibridismo indígena-cristão foi mais forte, canta-se também para os santos católicos.

A comunidade indígena Mendonça do Amarelão (Mendonça Iubaçu Suí), localizada no município de João Câmara (litoral norte do Rio Grande do Norte) possui um grupo de Toré formado por cerca de 20 jovens. O Toré no Amarelão, liderado pelas cabocloas Jeovana e Rosália, irá realizar quatro apresentações:

- DIA 20/07 - NA ESTAÇÃO DE CEARÁ-MIRIM;
- DIA 30/07 - NA PRÓPRIA COMUNIDADE (O TORÉ SERÁ FILMADO PELA TV CABUGI);
- DIAS 02 E 05 / 08 - NO FORUM MICROREGIONAL DE JOÃO CÂMARA.


Contamos com a presença de todos e todas que prestigiam e valorizam a cultura indígena - a cultura ancestral do povo das três "américas", de modo especial a Tradição da região nordeste de Pindorama.

Um comentário:

  1. che iru
    sem o pano de fundo opyta porãve,as fotos atrapalham a visibiidade

    ResponderExcluir