O MOVIMENTO FORA MICARLA FOI LINDO!

Acabo de chegar da primeira manifestação do movimento Fora Micarla, que teve início por volta das 18:00 horas - entre o shopping Midway e o IFRN - e encerrou após às 22:00 - ao lado do Machadão. Ao sair de minha residência, pude observar a desordem em que se encontra a capital do Rio Grande do Norte: a avenida Bernardo Vieira super lotada de automóveis, em um engarrafamento enorme; e por causa da greve dos ônibus, muita gente transitando a pé (eu mesmo fui ao local do evento "canelando". Das Quintas até o Midway, em uma caminhada de mais ou menos 40 minutos, UM ônibus passou, superlotado).

Ao me aproximar do shopping, o barulho dos apitos me chamou a atenção e me fez relembrar vivamente os movimentos em que há dez anos, no Movimento Anarco Punk, eu havia militado. Duas coisas me deixaram curioso e feliz no Fora Micarla:


1°) os partidos não possuem a mesma influência que há dez anos atrás possuíam, entre a juventude: por vezes vi gente do PSB e do PT tentar dirigir o movimento, encerrar a caminhada, boicotar megafone - mas os ativistas - o povo, autônomo - permaneceram no controle. Autonomia plena! Horizontalidade! Liberdade! Descentralização! Autogestão! A população está perdendo o medo de exigir os seus direitos. Está rompendo as amarras impostas pelo sistema. A manifestação foi livre de burocracias partidárias, com as assembléias realizadas no meio das ruas, controladas pelos manifestantes.


2°) o LÚDICO se fez presente. As velhas manifestações em fila, com os carros de som manipulados pelos partidos e sindicatos reacionários, estão finalmente sendo superadas. Quando um dos megafones foi retirado da mão de um popular autônomo, pessoas começaram a cantar: "O POVO, UNIDO, LUTA SEM PARTIDO!", etc. E esse deve ser um dos objetivos dos movimentos populares! APARTIDARISMO! A oposição partidária de hoje, seja de esquerda ou de direita, amanhã será governo, e enquanto houver governo haverá exploração. Muitas danças, batuques, pixações, fogueiras, palavras de força, marcaram o evento.


Ao todo, embora tenha começado com cerca de 200 pessoas, mais de 500 aderiram ao grupo durante a caminhada. Na medida do possível, farei a cobertura dos protestos, colocando as informações neste blog. Não acredito que a imprensa oficial dará informações amplas ou corretas sobre o FORA MICARLA!

AUTONOMIA E AUTOGESTÃO JÁ! FORA MICARLA E FORA TODOS OS OPRESSORES! PROTESTANTES, FORA DAS ALDEIAS!


A administração da prefeita Micarla de Souza está sendo um verdadeiro LIXO! Acredito que a insatisfação popular fará com que mais e mais pessoas participem do movimento!

Comentários

  1. Ô Rômulo, sempre tive muito orgulho de você. e continuo tendo: "A população está perdendo o medo de exigir os seus direitos." Creio que um dia, teremos Educaçao suficiente pra fazer mesmo isso... exigir nossos direitos. Nem que essa Educação venha na marra, pois sabemos que essa realmente nunca foi prioridade por aqui pelas terras tupiniquins.

    Adorei teu blog. Mesmo
    Já vi o de Sidney: sidneylopes.blogspot
    Tb tenho um (não tão legal qto o seu, mas tudo bem): tamarissima.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah! Assino em baixo de tudo o que vc postou sobre o Fora Micarla. Não fui ao protesto, aliás eu sempre fui meio avessa a isso justamente pela manipulação dos partidos. Mas, tb sinto que isso vai mudar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA NA OKA DO JUREMÁ

FEITIÇO: O LIVRO DO MESTRE

MAIS RESPEITO AOS GUARANI-KAIOWÁ E AOS DEMAIS ÍNDIOS E CABOCLOS DO BRASIL!