ATIVIDADES DE "TRANSIÇÃO" DO MOVIMENTO INDÍGENA NORTE-RIO-GRANDENSE

COMUNIDADE INDÍGENA KATU DOS ELEUTÉRIOS (MUNICÍPIOS DE CANGUARETAMA E GOIANINHA / LITORAL SUL DO RN)

No sábado (25/06), ocorreram eleições à presidência da ssociação dos moradores do Katu. Pela segunda vez consecutiva, a cabocla Valda foi eleita e permanece sendo uma das morubixaba da comunidade.


Valda é uma das pessoas mais articuladas da aldeia - trabalhando tanto na resolução de problemas internos dos moradores do Katu, quanto na área da educação (é Pedagoga e professora), assim como contribui externamente, com o movimento indígena norte-rio-grandense de modo geral (é representante das mulheres indígenas do Rio Grande do Norte).


No Catu também está sendo realizada a campanha "Ìndio Poti, Herói da Pátria Brasileira", assim como estamos nos articulando para receber os parentes Xukurú de Pernambuco (que nos visitarão neste mês de Julho) e desenvolver campanhas contra a Hidrelétrica assassina que a presidente Dilma autorizou ser construída no Xingu.



O GRUPO DE ESTUDOS DA QUESTÃO INDÍGENA DO RIO GRANDE DO NORTE - GRUPO PARAUPABA...


...Realizou na terça-feira (28/06), no CCHLA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a XXXVIII reunião ordinária do grupo, na qual estiveram presentes caboclos das seguintes comunidades: Catu dos Eleutérios, Mendonça do Amarelão, Caboclos de Assu e Caboclos de Sagi. Na ocasião, foram dadas "boas vindas" ao Coordenador Técnico Local - CTL - da FUNAI em Natal: o sr. Martinho Alves de Andrade. Seja bem vindo, Martinho! Que juntos possamos avançar na luta pelos direitos indígenas e preservação de suas culturas.


COMUNIDADE INDÍGENA MENDONÇA DO AMARELÃO (MUNICÍPIO DE JOÃO CÂMARA).


Sábado (02/07), estive no Amarelão. Ensaiamos o Toré Sagrado que será apresentado no Instituto Federal de Educação Tecnológica da Avenida Rio Branco, na manhã dia 05/07. No Amarelão, passamos músicas novas para o Toré e estamos nos movimentando para fortalecer a já citada campanha "Índio Poti...". No encontro realizado no IFRN, estarão reunidos caboclos do Amarelão, de Rio dos Índios (Ceará Mirim) e do bairro do Igapó.

FUTURA OKA DO JUREMÁ (BAIRRO DO IGAPÓ - CAPITAL DO RIO GRANDE DO NORTE)


Domingo (03/07) visitei o terreiro no qual será construínda, em homenagem ao guerreiro Felipe Camarão - com as Graças do Altíssimo Munhã - a Oka do Juremá: espaço no qual realizaremos nossos rituais ancestrais, especialmente o sagrado Toré, e que será dedicado à preservação e ao resgate da cultura indígena e cabocla, assim como ao cultivo de plantas sagradas das Tradições Tupi e Tapuy'ya do Nordeste brasileiro. Estou aguardando os movimentos de Tupã, de modo que, assim que a estação das chuvas passar, reiniciaremos a limpeza do terreiro e construção da Oka.


ABRAÇOS FRATERNOS A TODOS E TODAS!

MISSIONÁRIOS, FORA DAS ALDEIAS! NOSSA HERANÇA IMATERIAL NÃO ESTÁ À VENDA!

Comentários

  1. Por favor divulgem:
    Nesta quarta feira, 13 de juljo.

    Amanda Gurgel estará em Canguaretama para um dia de conscientização da juventude com debates para alunos, professores e a comunidade.

    Qualquer pessoa pode participar

    As palestra fará parte das comemorações do centenário da Escola Estadual Fabrício Maranhão!

    Programação:
    11:30 - Entrevista na FM Manguezal - Com participação popular por telefone.
    13:00 - Palestra na Escola Estadual fabrício Maranhão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA NA OKA DO JUREMÁ

FEITIÇO: O LIVRO DO MESTRE

MAIS RESPEITO AOS GUARANI-KAIOWÁ E AOS DEMAIS ÍNDIOS E CABOCLOS DO BRASIL!