Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ATO CONTRA BELO MONTE




Hoje, 19/08, realizamos nosso Ato Contra Belo Monte. O primeiro de outros que provavelmente ocorrerão. Ainda são poucos os indivíduos que se preocupam com o meio ambiente e com os povos indígenas, na capital do Rio Grande do Norte. Porém, acreditamos que essa situação irá mudar. A então chamada "esquerda" (seja evolucionista ou revolucionária), em sua maioria, preocupa-se mais com eleições, campanhas políticas tradicionais e revolução bolchevista anacrônica do que com questões de maior urgência, das quais a construção de Belo Monte é um exemplo. Justamente por isso, precisamos transcender a política tradicional e ultrapassada e dar origem a novas formas de manifestação e organização, articular insurreições culturais, zonas autônomas e espaços de resistência descentralizados em sintonia com os contextos global e local.


Nosso ato contou com pouca gente. Entretanto, mais vale qualidade do que quantidade. Nos encontramos no Calçadão da João Pessoa por volta das 14:00 horas. Iniciamos uma panfletegem embalada por músicas indígenas e emboladas de coco. Cerca de uma hora depois, descemos para o Baldo, para nos unirmos a uma manifestação do movimento #FORAMICARLA articulada pelo Conlutas. Enquanto os populares chegavam, realizamos uma rápida visita ao Squat Taboca - ocupação anarquista recente mas muito produtiva, no centro da cidade. A passeata teve início por volta das 16:00 horas. Além de nosso grupo, militantes de outros movimentos e partidos mostraram-se solidários à luta contra Belo Monte - o que nos faz acreditar que a solidariedade aos povos indígenas que habitam o Xingu e ao Planeta tende a crescer.

Amanhã - dia marcado para as manifestações mundiais - será realizada panfletagem contra Belo Monte no município de Nova Cruz / RN.


A luta segue! #DIGANÃOABELOMONTE !

2 comentários:

  1. O MUNDO ESTÁ PRECISANDO DE EXEMPLOS DE PESSOAS Q LUTEM PELOS DIREITOS HUMANOS, PELA PAZ, PELA DEFESA DO PLANETA TERRA, PELA DEFESA DA HUMANIDADE, PELA DEFESA DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO, DEFESA DE NOSSAS ÁGUAS,CACHOEIRAS, ANIMAIS, PLANTAS , BIODIVERSIDADE EM GERAL. PRECISAMOS DEFENDER E FORTALECER NOSSA FORÇA INTERIOR, NOSSSA DIVINA PRESENÇA, NOSSA ALMA E NOSSO ESPÍRITO.
    PRECISAMOS DEFENDER NOSSOS GÊNEROS, RAÇAS E ETNIAS, ENFIM DEFENDER A HUMANIDADE E SALVAR ESSE PLANETA!
    Eliane Potiguaratiguara, recém nomeada EMBAIXADORA DA PAZ, Genebra

    ResponderExcluir
  2. OS DIREITOS UNIVERSAL INDIGENA E DOS POVOS TRADIÇÕES JUNTO COM AS LEIS HABIENTAIS TEM QUE SER REPEITADOS E DEFENDIDOS POR CADA UM, DISSO FAZ PARTE A NOSSA EXISTÊNCIA E DIGNIDADE COMO SERES HUMANOS. A NAÇÃO BRASILEIRA NÃO PODE COMPACTUAR DE FORMA ALGUMA COM UM GOVERNO QUE QUER DESTRUIR E DEGRADAR A NOSSA MÃE NATUREZA ACORDANDO OBRAS E DOANDO TERRAS DE RESERVAS NATURAIS DOS POVOS ORIGINÁRIOS PARA INTERESSES ECONÔMICOS DE POUCOS SENDO OS MESMOS FINANCIADOS COM O DINHEIRO DO POVO , DA UNIÃO. DILMA RESPEITE OS POVOS DO XINGU, PARE BELO MONTE!! POIS DO MESMO JEITO QUE A COLOCAMOS PODEMOS TIRÁ-LA!!
    VALQUIRIA AZEVEDO KYALONAN - GUERREIRA DA MÃE NATUREZA

    ResponderExcluir