Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ENCONTRO DOS ESTUDANTES DA UVA COM OS INDÍGENAS DO KATU DOS ELEUTÉRIOS

Sábado (13/08), alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Vale do Acaraú (UVA), do município de Nova Cruz, visitaram, orientados pelo professor Rômulo Angélico, a comunidade indígena Katu dos Eleutérios (Canguaretama / Goianinha / RN).

Realizamos três atividades durante nossa aula de campo na comunidade:

1° Conversamos com os professores Valda (Pedagoga graduada na UVA e pós-graduada em Psicopedagogia pela FAL) e Vando (Pedagogo formado pela UVA). Valda é coordenadora da Escola Municipal João Lino da Silva - a primeira escola indígena do Rio Grande do Norte. Nosso bate-papo foi muito rico: tratamos da história da comunidade, espiritualidade indígena e pedagogia diferenciada aplicada na escola.


2° Após a conferência realizada na escola indígena, realizamos uma caminhada ecológica no Katu. Tivemos, então, a oportunidade de observar a agricultura local; conversar com o primeiro homem a assumir-se indígena no Rio Grande do Norte (após quase duzentos anos de silêncio) - o Moribuxaba Nascimento; e de caminhar por uma pequena e bela trilha que nos remeteu a aspectos da mata original.


3° Após o almoço, realizamos uma oficina intitulada: "Toré: dança, canto e espiritualidade indígena" - ministrada pelo professor Rômulo Angélico.


Lembremos que a UVA é, até então, a única Universidade do Rio Grande do Norte a inserir no Curriculum do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - a disciplina "Educação Indígena". O trabalho dessa instituição é, portanto, pioneiro em nosso Estado.

Um comentário:

  1. onde encontrar seu livro? por favor responder através desse email:
    janiorego@blogdafeira.com.br

    grato

    ResponderExcluir