HOMENAGEM A FELIPE CAMARÃO

No dia 24 de agosto (dia em que faleceu o Índio Poty, em 1648), na capital do Rio Grande do Norte, ocorreram eventos em homenagem ao grande guerreiro Felipe Camarão.

Na rua Felipe Camarão - Cidade Alta -, por volta das 9:30 da manhã, o Centro de Estudos Indígenas do RN e os alunos do grupo de Toré e Cultura Indígena da Escola Irmã Arcângela (bairro do Igapó, pátria do Índio Poty) iniciaram as atividades realizando um cortejo em homenagem ao grande herói Potiguara.


Após o cortejo, com a chegada de membros da comunidade indígena Mendonça do Amarelão (João Câmara / RN), em frente às lojas Poty Livros, foi a vez de apresentarmos nossa dança sagrada - o Toré - reunindo Igapó e Amarelão.

Iniciamos e encerramos o Toré com uma linha de Catimbó coletada por Mário de Andrade, na décade de 1920, nós catimbós da Cidade do Natal, que é mais ou menos essa:


Dão Felipe de Arcoverde Camarão,

Camarão Pitú-Assú!

Camarão é vingador! ... Camarão é vencedor! ... Camarão sanguinador!


Parentes do Índio Poty, como Clara Camarão e Eudenice Camarão; membros da FUNAI e da Fundação José Augusto; políticos e imprensa local assistiram e discuraram no evento. Após o Toré, foram entregues cerca de 2.000 assinaturas a um representante da deputada Fátima Bezerra, através das quais pedimos que o nome de Felipe Camarão seja inscrito no Livro dos Heróis Nacionais. Aproveitando a ocasião, a Poty Livros presenteou a comunidade Mendonça do Amarelão com livros sobre diversos assuntos.


No final da tarde, a partir das 17:30, novo encontro ocorreu no auditório da Poty Livros do Praia Shopping, desta estando presente um representante da Brigada Felipe Camarão. Várias atividades foram articuladas, dentre as quais podem ser citadas a publicação de um livro com textos antigos sobre Felipe Camarão e a construção de uma estátua do guerreiro potiguara no bairro do Igapó.

Comentários

  1. Parabéns ao Prof.Alcides pelo seu empenho nesta luta de reconhecimento do nosso FELIPE CAMARÃO como herói brasileiro.
    Eudenice e Cristina Camarão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA NA OKA DO JUREMÁ

FEITIÇO: O LIVRO DO MESTRE

MAIS RESPEITO AOS GUARANI-KAIOWÁ E AOS DEMAIS ÍNDIOS E CABOCLOS DO BRASIL!