TUPI: NOSSA VERDADEIRA LÍNGUA (PARTE II)

Nós, que vivemos no litoral brasileiro, deveríamos (re)aprender a língua matriz deste lugar - a língua mais falada na costa do Brasil, que resistiu bravamente às investidas européias até meados do século XVIII e que hoje, embora seja considerada equivocadamente "língua morta", ainda possui algumas centenas de milhares de estudantes e falantes: a língua Tupi.

Neste blog já foram dadas algumas dicas - bibliografias - para pessoas interessadas em estudar o Tupi Antigo. Agora, deixo breves orientações para quem deseje aprofundar um pouco mais seus estudos sobre nossa Língua Ancestral.

- O filme Hans Staden (lançado em 2000 e distribuido pela Riofilme; com direção, roteiro e produção de Luiz Alberto Pereira), trata da história do Alemão Hans Staden, que naufragou no litoral brasileiro, tendo sido aprisionado por índios Tupinambá em 1554, escapando por pouco de um ritual antropofágico. O filme foi todo gravado na língua Tupi, com alguns trechos curtos em português, alemão e francês. Em minha opinião, Hans Staden derrubou Apocalypto, de Mel Gibson - filme gravado na língua Maia, mas com grave erro historiográfico e teor sensacionalista. Hans Staden é um referencial historiográfico, visual e sonoro que considero muito bom para os interessados na Língua Tupi e nas culturas indígenas.

- O CD de Marlui Miranda Missa Indígena, resgata elementos das missas do século XVI escritas principalmente em Tupi Antigo. Mesmo sendo contrário às missões cristãs, bahá'ís, etc. que invadem as aldeias cometendo etnocídios, sou obrigado a admitir que o citado CD é um referencial sonoro para quem pretende ir se familiarizando com as pronúncias do Tupi Antigo.


- O CD da banda Sinhô Preto Velho Kaumondá possui todas as músicas na Língua Tupi. A banda toca um misto de rock, funk, soul e samba muito bem trabalhado.

Todo esse material está disponível para "download" na internet.

Abraços do Tapuy'ya! Que as Rosas Floresçam!

Comentários

  1. Parabéns pela postagem! Pra quem se interessou no CD Kaumondá da banda Sinhô Preto Velho, confira o endereço para baixar o álbum gratuitamente:

    FAIXAS:
    01. Sinhô Preto Velho - Ka'a-atã (2:56)
    02. Sinhô Preto Velho - Anhanga Ixé (3:34)
    03. Sinhô Preto Velho - Abá-îuka-saba (2:16)
    04. Sinhô Preto Velho - Anhangymuâ Iandé Oimosykié-e'ym (5:25)
    05. Sinhô Preto Velho - Aîkobé Piratini-me (2:20)
    06. Sinhô Preto Velho - Akó-ara pupé (4:20)
    07. Sinhô Preto Velho - Gûarini Ixé (3:16)
    08. Sinhô Preto Velho - Posanongaba (3:34)
    09. Sinhô Preto Velho - Maraniré, Oroiebyr Iandé Tápene (4:06)
    10. Sinhô Preto Velho - Ka'a'anga (3:27)
    11. Sinhô Preto Velho - Tobaiara Pysykaba (4:40)
    12. Sinhô Preto Velho - Akangatara (3:39)
    13. Sinhô Preto Velho - Um'Ambagûera (3:40)

    DOWNLOAD:
    http://leptossomico-mp3.blogspot.com.br/2011/04/sinho-preto-velho-kaumonda-2008.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA NA OKA DO JUREMÁ

FEITIÇO: O LIVRO DO MESTRE

MAIS RESPEITO AOS GUARANI-KAIOWÁ E AOS DEMAIS ÍNDIOS E CABOCLOS DO BRASIL!